El movidas (8)

Blog sobre E-mail Marketing

Para que você conheça tudo o que ele pode fazer por você!

Alessa Pedroso

O e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas que há dentro do circuito do marketing digital, ainda que tenha sido dito em mais de uma ocasião que o e-mail tinha morrido.

Isso não é verdade, assim como não foi deixar de comprar livros físicos pela introducão do livro digital, eu sigo preferindo sem dúvida nenhuma o livro de toda vida e sei que muitos de vocês também.

Bem, como disse, o marketing digital descansa sobre 4 pilares: Criar lista de inscritos, criar relacionamento e é aquí onde entra o e-mail marketing, fazer uma oferta e entregar a promessa.

"Se você quer aproveitar as visitas que recebe seu site, convertir-las de forma automática em leads e depois em clientes, você precisa implementar uma estratégia de captação e automatização de E-mail Marketing".

Erros que alguns profissionais cometen ao entrar no digital:

1. Acreditar que não precisa criar um sistema de captação de leads, de forma que não criam um lead magnet e não oferecem algo gratuito para recolher dados.

2. Quando decidem agir e seguir adiante, não entendem que a segmentação pode ajudar na hora de personalizar seus e-mails, então colocam todos os leads na mesma bolsa e acabam enviando o mesmo para todos. De forma que não controlam a origem de cada lead e que cada um normalmente tenha um comportamento diferente dentro da estratégia de e-mail marketing (se tiver uma estratégia).

3. E quando finalmente entendem a importância de implementar o anterior! Tem preguiça de automatizar, criar e-mails com diferentes objetivos e finalidades, acabando tendo resistência para escrever todas as semanas, pensando no que enviar, etc, etc. O que leva a não aproveitar todo este potencial que tem nas mãos.

O que acontece quando uma visita entra no seu site pela primeira vez?:

Ao entrar na sua web, o cliente potencial ve quem você é, o que oferece e conhece seus serviços, então a probabilidade de se conectar contigo é bem alta se você já tem um site bem estruturado e com uma linguagem clara.

… Mas, você acha que eles vão lhe pedir imediatamente para contratar seus serviços?

Ou, que vão comprar seus produtos assim de cara?, pois uma grande porcentagem deles não e se o seu site não for bem claro e bem estruturado, a porcentagem será ainda bem menor.

 

E porque acontece isso?, porque estas pessoas estão te analizando e querem saber mais, te conhecer melhor, fazer comparações, etc.

Vamos continuar..., depois de entrar em seu site, esse cliente em potencial pode realizar as 3 seguintes ações:

  • Que contrate você de primeira (Yupi!! )
  • Vá embora e não volte mais (é provável).
  • Deixe seus dados porque "você acordou" e preparou um lead magnet ou recurso gratuito bem legal e útil para que este visitante possa baixar deixando o e-mail dele em troca (altamente provável).

A partir daqui você pode seguir fazendo conexão com este potencial cliente, criar uma relação e mais pra frente poder oferecer seus serviços e produtos desde outro ponto de vista: o da confiança e proximidade que estabeleceu com os seus e-mails.

Agora você entende a importância de ter um site bem estruturado, com uma mensagem clara e também ter pronto um lead magnet para que estas pessoas possam facilitar seus dados e assim você possa manter um contato mais próximo com elas?

Perfeito!

E agora você vai entender porque é importante ter uma automatização de e-mails para entregar conteúdos de forma segmentada à sua audiencia e fazer a diferença que vai levar seu potencial cliente a se transformar em cliente de verdade. 

 

E, o que é e como funciona a automatização?

A automatização é a criação de um processo de entrega de valor e acompanhamento que leva até seu potencial cliente, e de forma personalizada, os seus e-mails. Com a finalidade, não só de criar relação, mais também de fidelizar. Estabelecendo com este processo um vínculo de confiança.

Quando falamos de automatizar, o mais simples e que traga mais retorno é o e-mail marketing porque já está demonstrado ser o mais eficaz nos dias de hoje, obtendo taxas de conversão mais altas em relação a outras formas de impactar e atingir o cliente.

A automatização do e-mail marketing consiste em criar 
uma serie de e-mails e enviar-los a seus inscritos, 
em função das ações que hajam realizado.

 

Estes e-mails podem ter finalidades diferentes, como te direi a seguir, tudo vai depender da estratégia que tenha para o momento, enviando conteúdos de valor relacionados com o lead magnet que o usuário demonstrou interesse, até leva-lo a um webinar ou evento onde lhe fará uma oferta irresistivel.

A medida que os e-mails vão sendo entregues e o inscrito consuma os conteúdos, novos e-mails são disparados, levando o inscrito em direção a ponta do funil, lugar onde estará preparado para receber suas ofertas tanto de serviços como de produtos.

Neste percurso, estes e-mails terão conteúdos que ao mesmo tempo que agregan valor, também informam, criam consciência ao inscritos de suas problemáticas, evidenciam os efeitos negativos de permanecer na mesma situação, trazem as possíveis soluções e os benefícios de coloca-las em ação.

Se você ainda não usa o e-mail marketing para agregar valor, fidelizar e criar uma comunidade que acompanhe seus projetos, está perdendo uma grande oportunidade, porque as redes sociais podem acabar, plataformas podem desaparecer, sua conta profissional do Instagram pode ser bloqueada, mas os dados dos seus seguidores de e-mail marketing são seus e são um ATIVO que você nunca os perderá, se sabe como trata-los bem.

 

Dito isto, passamos para o que interessa!

Tipos de E-mail Marketing

Dentro das diversas estratégias para nutrir sua audiência existem diferentes tipo de e-mails com diferentes finalidades, aqui trago as principais, mas existem mais variedades.

Newsletter, como seu próprio nome diz é um boletim informativo, que se envia para comunicar e nutrir o relacionamiento com seus leads e clientes de forma mais próxima.

Eles tendem a ter uma gama mais ampla de entrega de interesse, abordando diferentes questões dentro do mesmo tema.

Direcionar tráfego para conteúdo frequente em seu blog, seus vídeos no YouTube e suas principais redes sociais, ou seja, atuando como um trampolim de transmissão, até promover um produto para aqueles leads que já estão em estágio avançado de compra.

Com as newsletter você pode disponibilizar diversos tipos de conteúdos valiosos, realizar pesquisas, tirar dúvidas e finalmente fazer uma oferta de produtos e serviços, e caso esse lead não compre, porque não é a sua hora ou ele prefere ficar no gratuito, a automação vai permitir que outras sequências de e-mails seja enviadas até a próxima oferta de serviços ou produtos.

E-mail estacional, uma outra possibilidade que te brinda o e-mail marketing é aproveitar datas especiais, tanto a nivel nacional, internacional como pessoal dos usuários (como por exemplo seu aniversário). De forma que possa enviar e-mails personalizados em função de datas comemorativas, parabéns por uma conquista ou festividades relacionadas contigo mesma/o, como por exemplo o dia do Psicólogo, o dia dos pais, o dia da mulher.

Ex: «Hoje para o dia do Psicólogo venho oferecer meu acompanhamento de forma mais (….), porque sei que para você é importante esta transformação que tanto almeja e por este motivo tenho uma proposta + um presente para você

A idéia central é fazer com que o potencial cliente se sinta lembrado/a e que sua marca esteja presente nos momentos importantes de sua vida. Para fazer este tipo de automatização é fundamental ter os seus leads segmentados.

E-mail Marketing de boas-vindas, existem diferentes maneiras de receber seus assinantes ou clientes, mas a verdade é que é um dos e-mails mais importantes e que você enviará com mais frequência, portanto, você deve saber como aproveitá-lo.

O e-mail de boas-vindas tem diversas funções, receber da melhor forma possível os novos leads para que se sintan acolhidos desde o primeiro momento, dar uma rota para que possa seguir a jornada que você deu, ofereceu ou vendeu.

Você também vai dar informações relevantes sobre o que vai acontecer a partir de agora, encaminhá-lo para diversos links que neste momento sejam interessantes para ele visitar, ou orientações para continuar recebendo seus e-mails corretamente, enfim, o próximo passo que ele der pode ser decisivo na relação que terá com você e sua empresa.

E-mail para Ecommerce, se já é um profissional de Psicología que tem infoprodutos como livros, cursos, mentorías ou qualquer serviço de auto custo é muito possível que você tenha um site com ecommerce. Se sim, enviar promoções (sazonais ou não), divulgar notícias ou reduzir a taxa de abandono do carrinho pode ser uma tarefa muito agradável através do E-mail Marketing.

Para essas campanhas, tente enviar o que é relevante para o cliente, personalize seu nome, envie possíveis soluções para um problema que você sabe que pode surgir em algum momento. Envie histórias de sucesso ou depoimentos.

Teste várias possibilidades de assunto, conteúdo e layout, em seguida, avalie e replique aquelas que geram mais resultados.

E lembre-se de ter uma sequência que consiste em agradecimento, acompanhamento de vendas ou conclusão de um curso, suporte, aconselhamento, etc. Com todo esse cuidado, trairá para você um retorno em recomendações que farão a diferença.

E-mail para clientes inativos, muitas vezes alguns leads entran em nossa lista de e-mails, mas só abren o primeiro e-mail e em ocasiões nem isso, antes não entendia o porque, mas com o tempo conheci uma das respostas.

Às vezes, os provedores de e-mail riscam nosso endereço como spam e isso pode ser devido ao simples fato de que o lead não abriu dois e-mails nossos em uma linha e tempo, de modo que assim que você entrar nesta lista de spam, o provedor não entregará mais seu e-mail, mesmo se a pessoa tem um interesse médio em suas campanhas.

Também pode acontecer que haja um bloqueio inicial e ele vá diretamente para o spam, se o lead esquecer de procurá-lo lá, os outros e-mails de acompanhamento não serão entregues novamente em sua caixa de entrada, então existem outros parâmetros que influenciam a taxa de entrega.

Assim que de vez em quando é aconselhável enviar e-mails que despertem os que estão dispersos e inativos. Faça perguntas, coloque um tema que realmente chame a atenção, ofereça uma oferta irresistível e aplique boas práticas para despertar o interesse do lead ou convide-o a cancelar.

Envie-lhe perguntas sobre o conteúdo que ele gostaria de receber e dê a ele a opção de cancelar a inscrição no mesmo e-mail, você pode preparar uma sequência de dois ou 3 e-mails seguidos para essa finalidade e criar automação e depois cuidar apenas da limpeza de sua lista. Isso não apenas melhora a taxa de abertura de suas campanhas, mas também o livra de contatos zumbis.

Para iniciantes

Ferramentas de E-mail Marketing

Aqui entrarei pouco porque é algo que cada profissional deve provar por experiência. Eu usei e continuo usando Mailchimp e Active Campaing, eles são semelhantes e diferentes ao mesmo tempo, mas isso nos daria outro post.

Se você ainda não entrou nesta fase é bem provável que seu negócio ainda utilize os gerenciadores comuns de e-mail como Gmail, Hotmail, Outlook, etc., e seguramente há encontrado problemas na hora da entrega e inclusive do envio quando passa por certas quantidades, já que estas plataformas não estão pensadas para este tipo de envio em grande escala

Por este motivo existem as ferramentas de E-mail Marketing pensada não só para dissolver estas dificuldades, como para dar outras facilidades na hora de gestionar dados, listas de contatos, estatísticas, métricas de entrega, entre outras funcionalidades que te facilitam a vida.

Outra coisa interessante é que te dará a rota de como deve criar suas campanhas. Aquí me refiro a segmentar sua audiência. Planilhas-guías para criar seus e-mails. Automatizar os disparos de suas campanhas segundo seus objetivos. Medir a taxa de abertura, os clics, o interesse do usuário, etc.

Algumas ferramentas te permiten criar landing pages de captacão de assinantes e criar campanhas de publicidade diretamente integradas com Facebook e Instagram Ads.

E muitas outras coisas se pode realizar com alguns planos de contrato mais avançados destas ferramentas.

 

 Você deve estar se perguntando. E como são essas sequências tão famosas para criar automações?

SEGREDO

É brincadeira, agora mesmo vou comentar algumas sequências que aplico no meu E-mail Marketing, utilizo nas contas de clientes e algumas que tenho na gaveta para aplicar.

Mas... basicamente, segundo minhas investigações e observações do E-mail Marketing alheio, ou seja, de listas que estou inscrita e que recebo conteúdos interessantes para mim, pude constatar que a dinâmica de suas entregas é muito similar, então eu vou te contar aqui desde o principio como funciona:

☞ Você entregou um Lead Magnet para iniciar ou aumentar sua lista de difusão, cada vez que um lead (inscrito) é gerado, não é suficiente enviar um e-mail dizendo:

Aqui está seu presente, agora tire proveito dele!

Não, você tem que recebê-lo da melhor maneira possível, um e-mail de boas-vindas pode fazer toda a diferença e você já está começando a se relacionar. Nele, você pode explicar a dinâmica de entrega do seu recurso gratuito e pode dar outras orientações como:

✔︎ Pedir que te responda uma pergunta sobre os gostos do lead ou sobre o que você deseja conhecer naquele momento.

✔︎ Pedir para que siga algumas instruções para que seu e-mail não caia em Spam.

✔︎ Pedir que se inscreva nas suas principais redes sociais, etc.

Obviamente, você não fará todas essas solicitações no mesmo e-mail e, além disso, dependendo do seu público, uma ou outra solicitação é a adequada.

De forma que este primeiro e-mail pode ter variações em funcão dos seus objetivos. Você pode então criar uma sequência de "Entrega de valor + e-mails de vendas" para um produto ou serviço.

Esta sequência pode variar entre um mínimo de 5 e-mails a um máximo de 15 e-mails, que seriam entregues a uma frequência de 2 a 3 dias no início e espaçamento semanal de acordo com sua estratégia e observação do seu público. Alguns públicos são impacientes e expectantes e outros são mais ponderados.

 

"Ah Alessa, mas me dê um pouco mais de pistas! 
O que eu tenho que escrever nestes e-mails?"

Hummm..

Se você chegou até aqui, você merece, vejamos!

Depois de um e-mail de boas-vindas e download do recurso gratuito pode ser enviado:

📩 E-mail onde você conta algo sobre ti, nele você deve fornecer o link para o seu "Quem sou eu" ou para um vídeo no YouTube onde você tem mais informações sobre você.

📩Nesse outro e-mail, você vai colocar um link para o seu blog ou para um vídeo previamente preparado onde você fala sobre algo típico (negativo) que as pessoas fazem, que não agem, você também pode falar sobre as consequências que são geradas quando não é feita esta ação.

📩A seguir você poderá contar como é a própria metodologia ou técnica utilizada, você falará sobre os benefícios do processo de A ao ponto B. Coloque um link para seu blog ou vídeo no YouTube que tenha relação com o assunto.

📩 Então você poderá responder a perguntas e dúvidas com as famosas perguntas frequentes que devem ser preparadas e estruturadas antes e preferencialmente disponíveis em seu site, elas também podem ser projetadas para responder a qualquer tipo de objeção que possa surgir.

📩 Neste você pode direcionar o lead para outro link para outro artigo ou vídeo onde você pode explicar quais fatores podem estar impedindo, dificultando o processo de decisão de ter uma vida melhor, de aceitar ajuda, seja o que for que você esteja trazendo para essa pessoa neste momento.

Você pode trazer mitos, crenças limitantes, auto-sabotagem, uma infinidade de itens que causam limitações ao seu cliente potencial e que você já detectou.

E assim você pode continuar enviando e-mails de valor, informações, curiosidades, recomendações, outros artigos de interesse, etc.

Então você entra em outro estágio.

📩🎯Aqui você começa a apresentar soluções possíveis para o problema do lead. Você apresenta seus serviços, cursos, produtos que criou para ajudar nesses casos e fornece um link para sua página de vendas (que deve estar devidamente estruturada e bem escrita com cópy adequado).

📩🗣️ Você traz para ele histórias de sucesso neste e-mail, explicando o antes e depois de trabalhar com você e, em seguida, fornece o link para o seu blog ou vídeo do YouTube, onde quer que tenha os depoimentos.

📩⏳Os outros e-mails vão depender do que você está oferecendo, se você tiver uma limitação de tempo, você pode mandar lembretes, se eles tiverem bônus então dê oportunidade para recebê-los, tudo vai depender da sua estratégia e dos seus objetivos em todos os momentos.

Depois eles vão seguir sendo enviados de forma estratégica, e-mails de acompanhamento, novas oportunidades, repetir se você ofereceu um webinar, enfim, há muitas possibilidades de acompanhar essa automação e que os e-mails façam esse trabalho por você, obviamente sob seu controle e que esteja tudo bem organizado e funciona corretamente.

 

O que você achou?

Agora pode ser que sua cabecinha tenha feito um boom🤯!

A minha fez quando percebi que meu E-mail Marketing não funcionava tão bem porque na realidade, o motivo era que, eu não sabia que havia uma sequência estratégica para tudo.

E que, além disso, cada sequência já tinha sua função e estavam desenhadas para colocar essas estratégias em prática.

Se você deseja criar uma estratégia de E-mail Marketing ou apenas ter sequências e planilhas para facilitar sua vida ao fazer suas automações, não se detenha!

Faça click aqui e vamos conversar.

 

E se você quer saber mais sobre as Planilhas com Copy preparadas para que você ponha seu conteúdo e seu estilo.

Faça click aqui.

Abraço forte

 

 

 

Ir arriba